Deuses Indianos significados

simpatias-ciganas
Simpatias Ciganas para o amor
outubro 24, 2014
imagem-signo-de-libra
Signos do zodíaco
outubro 24, 2014
shiva-lótus-esoterismo

Deuses indianos e seus significados.

Chegamos hoje na segunda parte das nossas divagações sobre os deuses indianos e seus significados. É claro que aqui não esgotamos o assunto, até porque a religiosidade da Índia inclui inúmeros deuses, porém, tratamos dos principais.

E caso você não tenha visto ainda a primeira parte sobre os deuses indianos e seus significados,

RAMA

curiosidades

Rama é um deus que representa o ideal da justiça. Por aqui, no ocidente, ficou bastante famoso por acabar fazendo parte da cultura pop, com versões e inspirações suas representadas em filmes, séries televisivas, revistas em quadrinhos, livros e até jogos de videogame. Isso porque figura como herói na epopeia literária intitulada “O Ramaiana”. Porém, mais do que ser um herói na literatura religiosa indiana, carrega em si o símbolo do hinduísta ideal, ou seja, aquele que possui a coragem para defender-se das imposições injustas dos poderosos contra o mundo, aquele que possuí em si o dom divino da bondade e a capacidade de proteger o próximo como seu chefe e principal guerreiro.

 SARASWATI

curiosidadesA comunicação é peça fundamental em qualquer cultura para que ela se mantenha. Por isso Saraswati, mesmo não fazendo parte da trindade hindu, praticamente se equipara a esses deuses mais poderosos e influentes, muitas vezes sendo até melhor recebida pelas adorações. É a deusa das artes e, consequentemente, da sabedoria. Entretanto, muito além disso, ela é responsável por passar essa sabedoria adiante e preservá-la através dos tempos. Até porque, bem antes da escrita, os ensinamentos e ideias eram passadas oralmente. Se fazia de maneira formal ou se utilizava da música e da poesia para isso. Daí sua grande importância ao todo dentro da cultura indiana.

 

VISHNU

curiosidadesVishnu se inclui na trindade hindu e tem papel importantíssimo, pois carrega a responsabilidade de sustentar, proteger e promover a manutenção de todo o Universo. Ao que se diz, está presente no coração de todos os seres vivos, assim como faz parte de cada átomo no Universo. Portanto, aí está o significado do seu nome: “Aquele Que Tudo Penetra”. É por ele que o Universo se mantém preservado e em funcionamento. Porém, Vishnu também aparece como representante da bondade pura e, por isso mesmo é constante a busca de apoio seu nas conquistas amorosas entre os seres humanos.

 

SHIVA

curiosidadesDe suma importância ao estudo da cultura indiana, Shiva é dotado de toda misericórdia e bondade para assim passá-las aos seres humanos. o estudo da cultura indiana, revela que Shiva é um dos Deuses mais cultuados e conhecidos por causa de sua famosidade com o Terceiro Olho o qual mantém sempre fechado. Segundo os ensinamentos, se esse terceiro olho for aberto, todo o Universo já criado se extinguirá imediatamente numa aniquilação total através do poder do fogo. Além disso, Shiva é o deus da renovação também. Isso porque destrói para criar coisas novas. Como pai da ioga, pode abrir comunicação com as pessoas a fim de firmar a benevolência no coração dos seres e equilibrar suas energias boas. E para entendermos melhor o seu papel na religiosidade da índia, podemos fazer uma comparação com a nossa ocidental, chamando atenção para a sua semelhança com a figura do Espirito Santo no cristianismo.