Conheça tudo sobre a Macumba

energias-ambiente
Afaste as más energias com ajuda de incensos
janeiro 6, 2015
sonhar-espiritos
Sonhar com espíritos Entenda o Significado
janeiro 7, 2015
macumba-entenda

 

curiosidades

Quando falamos em macumba o primeiro que vem a cabeça são rituais macabros, com sangue e pensamentos negativos contra uma pessoa ou a um grupo não é mesmo? Mas pode acreditar que não é disso que se trata a macumba. Quer conhecer um pouco mais sobre a macumba? Hoje falaremos sobre sua origem e curiosidades, confira tudo aqui.

O que é a macumba?

A macumba na verdade é uma arvore africana e também é um instrumento musical usado nas religiões afro.
Tal instrumento é usando em religiões afro-brasileiras como o candomblé e a umbanda.
O nome macumba acabou se tornando algo ofensivo e preconceituoso devido a lideres de igrejas neopentecostais na metade do século 20 fazer declarações que consideravam as práticas dessas regiões pagãs e profanas e que iam contra aos princípios da igreja cristã.
Com o passar do tempo, o nome “macumba” acabou sendo usada para qualquer prática dessas religiões, mas na verdade a macumba se trata apenas de um instrumento de madeira usado em tais cerimonias.

Conheça a origem do nome macumba?

A Macumba é uma palavra de origem Bantú proveniente da África. A palavra como falamos anteriormente, acabou sendo usada para qualquer prática de religiões afro descendentes, tais como a de Umbanda, Candomblé, Quimbanda e Omoloko.
Por mais que seja questionável a origem do nome macumba, o que tudo indica é que o nome se origirinou do quimbundo, que é uma língua falada no noroeste de Angola, nesse caso o nome correto viria ser ma’kumba .
Muitas pessoas confundem a palavra macumba com algo relacionado a magia negra. Nesse caso é importante aclarar que a macumba não tem nenhuma intenção de danar a outro individuo.

O que faz a macumba?

curiosidades
Vamos tratar o nome macumba, como ações realizadas nas religiões citadas anteriormente.
Muitas pessoas consideram que a macumba são trabalhos que desenvolvem os curandeiros, e pais de santos. Muitos dos “macumbeiros” tem o poder de revelação e leitura do futuro através de mensagens transmitas do além (espíritos).
Outra ação comum nas “macumbas” são os feitiços benéficos que ajudam as pessoas se livrarem de maus e terem uma vida mais tranquila e em paz.

Clique na barra de rolagem do formulário acima para preencher as perguntas e ganhar 8 minutos de consulta grátis.